Pesquisa Caputira.com

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Caputira

No último final de semana, Caputira fez parte da celebração estadual da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em um evento nos dias 10 e 11 na Praça Padre Joaquim de Castro, Conjunto Paisagístico tombado pelo patrimônio histórico municipal.

No sábado foi aberta a Feira de Artesanato composta por 25 artesãos caputirenses e realizada a Gincana da Guarda Mirim e o cumprimento do programa de Educação Patrimonial "Nossa Praça, Nossa História".

Na tarde de domingo, foi a vez da Corporação Musical Campo Florido apresentar-se junto a seu acervo de instrumentos musicais, tombados como bens móveis pelo patrimônio histórico municipal, no II Encontro de Bandas de Música de Caputira, que recebeu a a Filarmônica Santa Cruz do Escalvado, a Corporação Musical Nelson Borges, da cidade de Santo Antônio do Grama e a Banda Musical Lira Margaridense, de Santa Margarida, que se apresentaram nessa mesma ordem paralelo a tenda com a Feira de Artesanato que aconteceu também no domingo. A cantora Ana Lígia de Caratinga encerrou as duas noites do evento com o melhor da MPB.

A primeira etapa da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural já havia acontecido com desfile e ato cívico no dia 07 de setembro, sendo que a etapa que acaba de acontecer foi adiada para essa data devido as fortes chuvas ocorridas naquele final de semana. A Jornada, é um evento realizado em todo o estado de Minas Gerais, e faz parte do cumprimento da nova deliberação do IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), órgão responsável pela avaliação e pontuação dos trabalhos de proteção e preservação do patrimônio cultural mineiro que definem o repasse de ICMS para os municípios através da FJP (Fundação João Pinheiro).

O evento foi realizado pelo Departamento Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Caputira que é o responsável pelo acompanhamento dos trabalhos relativos ao patrimônio cultural no município e faz parte da programação do calendário de eventos e do plano de captação de recursos do referido Departamento.

Veja cobertura completa na seção de FOTOS do Caputira.com
Fotos: Sidney Luiz 31 9929 5175

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para interagir conosco é necessário clicar no botão "Participar desse site" na barra lateral do blog. Comentários ofensivos e denegridores que não apresentem comprovação não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.