Pesquisa Caputira.com

sábado, 3 de outubro de 2009

Caputira e a preservação do patrimônio cultural

No último final de semana o Departamento Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Caputira realizou mais uma importante etapa do trabalho de preservação e proteção do patrimônio cultural de nosso município.

Na sexta-feira os funcionários do departamento estiveram em Belo Horizonte para participação em um seminário promovido pela empresa Aro Arquitetos, uma das mais conceituadas do estado em se tratando de patrimônio cultural. O seminário tratou das novas regras para avaliação dos municípios no que diz respeito ao patrimônio cultural municipal e contou com a participação de Carlos Henrique Rangel, diretor do IEPHA-MG (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artísitico), órgão responsável pela regulamentação e avaliação do patrimônio cultural em Minas. O evento que teve a participação de mais de 20 municípios mineiros ainda contou com as orientações específicas de cada quadro que compões a avaliação que foram dadas pelos profissionais da Aro Arquitetos.
Já no sábado, pela manhã, os alunos do Projeto Jovens de Atitude (Guarda-Mirim), tiveram uma palestra sobre o tema com o diretor do Dpto. de Cultura e Turismo, Bruno Zoqbi, cumprindo o cronograma de atividades do Projeto de Educação Patrimonial do município e da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural que serão concluídos nos dias 10 e 11 numa grande Feira Cultural que contará com o encerramento da Gincana da Guarda Mirim e do Projeto de Educação Patrimonial, Encontro de Bandas de Música além de Exposição de Artesanato e música ao vivo nos dois dias do evento.
Essas ações fazem parte do cumprimento do cronograma e plano de ações das atividades de proteção e preservação do patrimônio histórico municipal que fazem parte da política da atual administração. É importante lembrar que a realização de tal trabalho aumenta a arrecadação do do município através do ICMS Cultural conforme previsto na lei Robin Hood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para interagir conosco é necessário clicar no botão "Participar desse site" na barra lateral do blog. Comentários ofensivos e denegridores que não apresentem comprovação não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.