Pesquisa Caputira.com

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Jairinho da Tamma reúne amigos de todo o Estado


O ex-prefeito de Caputira e empresário Jairinho da Tamma foi grandemente homenageado no último final de semana pela passagem de seu aniversário. Enquanto o atual prefeito e companheiro político de Jairo, Tiãozinho, inaugurava várias obras pela cidade, na casa de Jairinho, lideranças políticas de todo Estado, amigos e artistas confraternizavam com o empresário que vem sendo cotadíssimo para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa mineira.
A reunião de grandes nomes de toda região marcou história em Caputira e na Zona da Mata mineira. Há anos não se viam tantas lideranças reunidas em um só local e com o
mesmo sentimento. Ao mesmo tempo em que se prestigiava o amigo, o que se ouvia era um único assu
nto: a importância da candidatura de Jairinho para Deputado Estadual. Esse sentimento foi compartilhado por prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, lideranças estaduais, artistas e também pela imprensa que compareceu para dar destaque ao evento. A ideia foi rechaçada pelo Deputao Federal e amigo de Jairinho, João Magalhães.

Na festa, Jairo ainda foi homenageado pela dupla de amigos e cantores Gino e Geno, que fizeram questão de abraçá-lo antes de sua apresentação na 2ª Festa Country de Caputira, no
sábado à noite. Com Gino e Geno, que
apresentou algumas de suas músicas para público e que puxou os parabéns para Jairinho, outras duplas e artistas embalaram o evento como a dupla de maio sucesso da região, Ronan e Ronaldo.

Participaram da homenagem a Jairinho prefeitos como o de Reduto, Márcio Gerarte, Santana do Manhuaçu, João do Açougue, Durandé, Lauro Simão, vereadores de Caputira e outras cidades como Matipó, Teteco, Tique de Padre Fialho, Jorge do Táxi, o atual vice-prefeito de Matipó, Zizi do Garimpo, o ex-prefeito de Matipó Joaquim do Nenego, além de outras lideranças das cidades de Santa Margarida, Vermelho Novo, Raul Soares, Abre Campo, Manhuaçu (Cici Magalhães), São João do Manhuaçu, Mariana, Divinópolis, São João do Manteninha (prefeito Fernando de Alencar), Caratinga, Bom Jesus do Galho, Pedra Bonita etc.
A demonstração de carinho se transformou em apoio explícito a Jairinho, que destacou como muito importante a presença de tantos amigos em sua casa. “Hoje é um dia feliz para mim. Vários amigos estão me pedindo para participar dessa nova empreitada. Creio que nossa região necessita muito de uma representação mais sólida. Estamos juntos e quero agradecer a homenagem”, destaca Jairo.

A festa se estendeu por toda tarde e também pela noite de sábado. No Centro de Eventos Erlon Luiz Pereira, construído por Jairinho enquanto era prefeito, foi a vez do povo caputirense cantar parabéns para o filho ilustre da cidade. Uma homenagem também foi feita no telão da festa com
depoimentos de artistas como a dupla Teodoro e Sampaio e também um conjunto de fotografias de amigos do empresário. Gino e Geno também fizeram questão de homenagear o amigo durante o seu show convocando a multidão, que se estima ter ultrapassado as 10 mil pessoas, a cantar os parabéns para Jairinho da Tamma.

História de sucesso e conquistas

Jairo de Cássio Teixeira, conhecido nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, como Jairinho da Tamma Produções, foi prefeito por duas vezes da pequena Caputira. Vale destacar que, em reconhecimento ao seu trabalho, a população ainda conduziu ao cargo de chefe do executivo da cidade o seu vice-prefeito Sebastião Mageste, Tiãozinho da Farmácia, que vem desempenhando um papel fundamental na continuidade do trabalho e desenvolvimento de Caputira.


A história de Jairinho se confunde com a de vários artistas de região. Há cerca de 20 anos, aquele rapaz oriundo do distrito de Granada, município de Abre Campo, resolveu ocupar o lugar de maior destaque no ramo de produções artísticas de toda zona da mata. Até então, Jairo era conhecido pelo seu violão e as cantorias em algumas cidades vizinhas. Em Matipó, por exemplo, são inúmeros os depoimentos de apresentações não oficiais do empresário com seu violão na Praça do Café, região central e ponto de encontro de várias pessoas em décadas passadas.


Jairo destacou para Caputira e região uma das bandas de baile mais conhecida e de maior sucesso. A Banda Tamma figurou como importante grupo musical que marcou vários e vários jovens de Minas Gerais. Através dela também, Jairinho deu oportunidade de vários artistas e grandes nomes da música amadora de se destacarem e seguirem a vida artística musical. Além da Banda Tamma outros grandes nomes também fizeram sucesso com o auxílio de Jairinho.

Todo esse trabalho viria a ser mais tarde reconhecido em outros municípios. Daí nascendo de vez para o
mundo a Tamma Produções Artísticas, uma das maiores e mais respeitadas empresas do ramo em todo Brasil. Aseqüência deste trabalho consumou em reconhecimento e tradição na formação de talentos pela Tamma Produções sempre encabeçada por Jairinho. Esse reconhecimento contribuiu para o jovem rapaz, músico, do distrito de Granada, ganhasse espaço entre as personalidades que discutem o futuro de nosso Estado e do país.

Jairo é um dos políticos mais influentes na Assembléia Legislativa, mesmo sem nunca ter disputado um mandato legislativo ou atuado como funcionário da Casa. Influência esta que pude acompanhar durante minha passagem como Assessor Parlamentar do Deputado Estadual Alencar da Silveira Jr.

Na política Jairinho revolucionou quando assumiu a prefeitura de Caputira. Com uma gestão eficiente em que alguns o classificaram de “maluco”, Jairo promoveu a mutação da cidade. Obras como a mudança do curso do rio Caputira, que beneficiou dezenas de famílias que sofriam com as enchentes, calçamentos de várias ruas, criação de um novo bairro na cidade com a construção de casas populares e atenção especial ao agricultor e pecuarista de Caputira, possibilitaram ao empresário ser o comandante do Executivo por duas oportunidades, podendo ainda apresentar e eleger seu sucessor.

Esta história de sucesso e talento se mistura com a pessoa de Jairinho, que busca no trabalho a principal formula para a vitória. Hoje, Jairo é o nome mais conhecido no ramo de produção artística de centenas de municípios mineiros e capixabas. Uma história que vem se confundindo com arte e política e que vem rendendo bons frutos. Prova disso foi o convite pela sociedade política regional de disputar uma cadeira no legislativo mineiro. Esse sentimento se transformou em clamor de toda região por um representante típico, atuante e conhecedor dos problemas enfrentados pelos municípios, já que seu trabalho permite uma relação direta com prefeitos que relatam as dificuldades peculiares de cada cidade.

A motivação aconteceu durante sua festa de aniversário onde várias pessoas, dentre elas importantes lideranças políticas, declararam abertamente a necessidade de sua candidatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para interagir conosco é necessário clicar no botão "Participar desse site" na barra lateral do blog. Comentários ofensivos e denegridores que não apresentem comprovação não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.