
Nos últimos dias Caputira, assim como outros municípios da região, tem passado por constantes chuvas, não muito fortes mas que já chegam a marca dos 4 dias. A previsão é que o tempo melhore a partir de sábado.
Por uma iniciativa da Associação "Circuito Turísitico Montanhas e Fé" em parceria com o Depto. de Cultura da Prefeitura de Rio Casca, foram reunidos na I Conferência Intermunicipal de Cultura, os municípios que integram o Circuito; Caputira, Matipó, Sericita, Santo Antônio do Grama, Rio Casca, Vermelho Novo, Raul Soares, Sem Peixe, Urucânia, Piedade de Ponte Nova, São Pedro dos Ferros, Abre Campo, Jequeri e São José do Goiabal.
Após as inscrições, café e execução do Hino Nacional as atividades foram iniciados com a palestra do professorAngelo Assis(e) da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e após o almoço, formados os grupos temáticos em torno dos eixos prioritários que foram discutidos e apresentados como parte fundamental no processo de formação do Sistema Nacional de Cultura.

Será apresentado nesta quinta-feira trabalho de iniciação científica entitulado como LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA FLORA APÍCOLA EM FRAGMENTO FLORESTAL, MUNICÍPIO DE CAPUTIRA, MG desenvolvido pela ex-aluna da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, Clarice Alves Sousa Silva, hoje, aluna do Curso de Ciências Biológicas do UNEC (Centro Universitário de Caratinga). O artigo será publicado nos anais no XIII Congresso Latino Americano de Iniciação Científica a ser realizado em São José dos Campos/SP de 15 a 16 de outubro/2009. A pesquisa está sendo realizada em um fragmento de mata atlântica numa reserva permanente na Fazenda Santa Helena em Caputira/MG, com o objetivo de inventariar as plantas de interesse apícola e verificar as reais condições para instalação de apiários no entorno da área estudada.
Desde sua abertura, os sócios João e Agnaldo, diretores do Depósito, vem mostrando grande interesse em investimentos nas áreas de esporte, lazer e cultura no município de Caputira, mostrando, conclusivamente, o interesse também na melhoria da qualidade de vida dos caputirenses. Os agentes culturais e esportivos realmente desconhecem a palavra "não" quando buscam apoio junto a referida empresa que sempre participa dentro de suas possibilidades das atividades realizadas pelas lideranças e agremiações que atuam nesses setores.
Parabéns aos diretores João e Agnaldo pela inciativa no melhoramento das condições sociais através da cultura e do esporte, e que sirvam de exemplo a ser seguido para a pequena parte da população que, além de não contribuir com apoio as atividades, ainda realiza comentários que desvirtuam as verdadeiras intenções de quem realmente realiza atos pelo coração.
No último final de semana, Caputira fez parte da celebração estadual da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em um evento nos dias 10 e 11 na Praça Padre Joaquim de Castro, Conjunto Paisagístico tombado pelo patrimônio histórico municipal.
Na tarde de domingo, foi a vez da Corporação Musical Campo Florido apresentar-se junto a seu acervo de instrumentos musicais, tombados como bens móveis pelo patrimônio histórico municipal, no II Encontro de Bandas de Música de Caputira, que recebeu a a Filarmônica Santa Cruz do Escalvado, a Corporação Musical Nelson Borges, da cidade de Santo Antônio do Grama e a Banda Musical Lira Margaridense, de Santa Margarida, que se apresentaram nessa mesma ordem paralelo a tenda com a Feira de Artesanato que aconteceu também no domingo. A cantora Ana Lígia de Caratinga encerrou as duas noites do evento com o melhor da MPB.
A primeira etapa da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural já havia acontecido com desfile e ato cívico no dia 07 de setembro, sendo que a etapa que acaba de acontecer foi adiada para essa data devido as fortes chuvas ocorridas naquele final de semana. A Jornada, é um evento realizado em todo o estado de Minas Gerais, e faz parte do cumprimento da nova deliberação do IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico), órgão responsável pela avaliação e pontuação dos trabalhos de proteção e preservação do patrimônio cultural mineiro que definem o repasse de ICMS para os municípios através da FJP (Fundação João Pinheiro).
O Curso Supletivo Solução, fundado em 2000 na cidade de Guarapari-ES, conta hoje com a participação de uma equipe de profissionais especializados no Ensino a distância, sendo ao todo, 7 filiais no estado do Espírito Santo.Por Sabrina Cordeiro
Veja cobertura completa na seção de FOTOS do Caputira.com
Fotos: Sidney Luiz 31 9929 5175
Domingo, 27 de setembro, foi o dia de eleger os representantes do município para ocupar os cargos de Conselheiro Tutelar em nosso município.
A pedido do deputado, a Secretaria de Saúde (SES) liberou recursos para a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade dos Crispim e para a implantação da unidade Farmácia de Minas. Através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) 130 cobertores foram doados para atender famílias carentes do município.
Na sexta-feira os funcionários do departamento estiveram em Belo Horizonte para participação em um seminário promovido pela empresa Aro Arquitetos, uma das mais conceituadas do estado em se tratando de patrimônio cultural. O seminário tratou das novas regras para avaliação dos municípios no que diz respeito ao patrimônio cultural municipal e contou com a participação de Carlos Henrique Rangel, diretor do IEPHA-MG (Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artísitico), órgão responsável pela regulamentação e avaliação do patrimônio cultural em Minas. O evento que teve a participação de mais de 20 municípios mineiros ainda contou com as orientações específicas de cada quadro que compões a avaliação que foram dadas pelos profissionais da Aro Arquitetos.
Já no sábado, pela manhã, os alunos do Projeto Jovens de Atitude (Guarda-Mirim), tiveram uma palestra sobre o tema com o diretor do Dpto. de Cultura e Turismo, Bruno Zoqbi, cumprindo o cronograma de atividades do Projeto de Educação Patrimonial do município e da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural que serão concluídos nos dias 10 e 11 numa grande Feira Cultural que contará com o encerramento da Gincana da Guarda Mirim e do Projeto de Educação Patrimonial, Encontro de Bandas de Música além de Exposição de Artesanato e música ao vivo nos dois dias do evento.