Pesquisa Caputira.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Prefeitura de Caputira – Raio X do 1º Semestre

É público e notório que a crise mundial estabelecida afetou os cofres dos municípios brasileiros nos primeiros meses de 2009 através da queda no repasse de recursos. Foi neste contexto que a Prefeitura de Caputira e sua equipe de governo, comandada pelo Prefeito Tiãozinho e seu vice Oraci, iniciaram seus trabalhos em Janeiro deste ano e já apresentam resultados positivos em praticamente todas as áreas da administração pública.

Na educação, além de realizar o curso de Pró-Letramento para capacitação dos profissionais da área, houveram ainda a ampliação do transporte escolar até as comunidades de São Domingos e Boa Sorte, a instalação da creche dentro do povoado de Pirapetinga e as reformas das Escolas Municipais Ildeu Araújo Dutra, na sede, e Presidente Castelo Branco, na Sucanga. Além disso, o município foi um dos poucos da região a entregar o PAR (Plano de Ações) no prazo estabelecido pelo governo federal.

A saúde recebeu melhorias no transporte de pacientes com a aquisição de 02 automóveis Fiat Uno 0 km e através da secretaria municipal, manteve convênio com os principais hospitais da região e da capital mineira. Foram realizadas campanhas de vacinação e prevenção de doenças periodicamente, unidas ao acompanhamento dos Agentes de Saúde do PSF (Programa Saúde da Família) que a partir desse mês, passa a ter sua quarta unidade trabalhando na comunidade dos Crispim. Ainda foram realizados o I Seminário da Saúde Mental, promovido pelo Conselho Municipal, e o I Mutirão da Saúde, com realização de exames básicos gratuitos e trabalho de prevenção do câncer através de palestras e exames específicos em parceria com a Fundação Cristiano Varela e o fisioterapeuta Dr. Gabriel Júnior Pimentel.

O calçamento da Rua Farmacêutico Juca Dutra e a construção da ponte do Córrego Pau D’Alho foram as principais marcas do trabalho da Secretaria de Obras que ainda realizou a construção de pontes nos córregos Pernambuco, Venâncio, Carnaúba e Condescendência. Ainda na zona rural, a população foi beneficiada com a continuidade do Programa Luz Para Todos, com o serviço de análise de solo e com a visita de engenheiro agrônomo nas propriedades através do Departamento de Agricultura além do patrolamento das principais estradas do município. Na sede, ainda foram ampliadas as redes pluviais das ruas Pedro Palmeira e Coronel Juca Mota. Segundo o planejamento da administração, o calçamento do Bairro Belvedere, inaugurado em dezembro de 2007, terá andamento nas obras de construção das redes pluviais e calçamento ainda no 2º semestre de 2009.

A criação do Departamento Municipal de Esportes reacendeu a rotina esportiva do município com a realização de campeonatos municipais de sinuca, truco e futebol, além da Corrida Rústica de Santa Helena e do apoio a participações de equipes em torneios regionais e estudantis como o JEMG (Jogos Estudantis de Minas Gerais). Também foram realizados investimentos nos espaços físicos com as reformas do Estádio Municipal Gladinor Calixto e da Quadra Poliesportiva do povoado de São Caetano e mais a construção da Quadra do povoado de Pirapetinga.

Com a realização das Conferências, dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Assistência Social, a população teve a oportunidade de, através de suas reivindicações, participar da elaboração do plano de ações e metas da Assistência Social para o município. Desde agosto, o recém inaugurado,construído e equipado prédio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) funciona como uma central de atividades do setor, que além do atendimento cotidiano, também vai oferecer Oficinas e Cursos de artesanato e outras formas de geração de renda ás famílias interessadas.

O Departamento de Comunicação foi criado com intuito de levar informações dos projetos municipais à população e da população ao executivo, dando mais transparência a administração e aproximando seu pensamento dos anseios da comunidade. O departamento realizou ainda o I Encontro de Secretários e Diretores Municipais, visando maior interação entre os departamentos e secretarias em prol das metas de governo estabelecidas.

O investimento na realização de eventos objetivando o lazer da população e o aumento do fluxo turístico também merecem destaque. Nesses oito meses foram realizados pela Prefeitura de Caputira o Capu Folia 2009, as festas juninas nas comunidades dos Crispim, Lopes, São Caetano e Pirapetinga, a Festa de Inverno de São Caetano e a 1ª Festa Country em comemoração ao 47º aniversário do município. Além disso, recebeu apoio em sua realização, o 2º Rodeio Show, promovido pela Cia de Rodeio Rogério Tavares e o I Moto Fest, promovido pelo Auto Posto Amizade. Através do Departamento de Cultura e Turismo, a manutenção do registro e proteção do Patrimônio Cultural através de trabalhos técnicos objetivam a preservação da cultura local, assim como a reforma de instrumentos do acervo da Corporação Musical Campo Florido e investimentos em materiais de manutenção dos mesmosb que por sua vez são tombados pelo patrimônio histórico municipal por sua importância como forma de expressão popular e participação nos eventos tradicionais.

O apoio ao Projeto Jovens de Atitude (Guarda Mirim), a reforma completa do Parque das Cachoeiras, a reforma e ampliação do sistema de retransmissão de TV, para a zona rural e povoados, e internet, para São Caetano, e a adesão ao Circuito Turístico Montanhas e Fé foram outras atitudes da atual administração em prol da melhoria das opções de lazer dos caputirenses.

Baseada no empenho, na qualificação dos profissionais e no planejamento através da seriedade e da transparência, que são bordões da atual administração, a Prefeitura de Caputira segue, em tempos de crise, rumo ao desenvolvimento e, por isso, se destacando em toda a região.

Fotos: Sidney Luiz - 31 9929 5175

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para interagir conosco é necessário clicar no botão "Participar desse site" na barra lateral do blog. Comentários ofensivos e denegridores que não apresentem comprovação não serão publicados.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.