Junto ao fim de 2009 vem se aproximando também o final do Campeonato Brasileiro, disputadíssimo, talvez como nunca se tenha visto na era dos pontos corridos. Afinal, faltam apenas 02 rodadas para término e matematicamente as 06 primeiras equipes concorrem ao título, o que indica que o campeão só será conhecido na última rodada da competição, que acontecerá com todos os jogos no mesmo dia e hora de acordo com a CBF.
Quatro das maiores torcidas de Caputira e do Brasil encontram-se em momentos distintos e dentro das 06 primeiras colocações na briga,no mínimo, pela vaga da Taça Libertadores da América:
Cruzeiro e Atlético - A nação azul celeste não pode ficar feliz com o empate por 1 x 1 contra o Atlético-PR fora de casa, mas também não pode ficar triste, já que o time só empatou aos 45 do segundo tempo mantendo vivas as chances de classificação dentro do G-4, dessa vez a marca de melhor visitante do campeonato não valeu e agora a equipe do técnico Adílson Batista, que renovou seu contrato essa semana até o fim de 2010, precisa vencer os dois últimos jogos se quizer pensar na vaga, próximo jogo é o Coritiba no Mineirão. Embora vice-líder do returno a equipe só começou a disputar pra valer a competição após o término frustrado da Libertadores desse ano, onde perdeu o título de forma inexplicável para a equipe do Estudiantes o que ainda fez com que a equipe demorasse a ter tranqulidade novamente. Já o Galo está morrendo na praia mais uma vez, mesmo com o artilheiro Diego Tardelli se esforçando muito, não está mais aguentando carregar os alve-negros até o final, a exemplo do Palmeiras próximo adversário, disputou as cabeças durante toda a competição e vem demonstrando uma queda brusca no rendimento dentro das últimas rodadas. Para serem campeões os mineiros precisam vencer os jogos que restam e torcer pelas derrotas deInternacional (que venceu o Galo em BH na última rodada), São Paulo, Palmeiras e Flamengo nos dois jogos que lhe restam. Ou seja, um clássico "Missão Impossível".
São Paulo e Flamengo - O tricolor ainda é líder da competição por contar com a sorte dos adversários no momento em que tropeça, apresenta um futebol objetivo mas com pouca criatividade, perdeu para o Botafogo por 3 x 2 no Rio e agora enfrenta o Goiás no Serra Dourada. Já os rubro-negros trabalham com o corpo e disposição do Imperador Adriano e com a mente do sérvio carinhosamente chamado de Pet por torcedores e companheiros, líderes do returno só não lideram a competição por faltar competencia nos momentos decisivos como na última rodada no empate por 0 x 0 em pleno Maracanã num jogo de reta final contra o Goiás, onde podiam ter assumido a liderança com a vitória, agora o time da gávea enfrenta Ronaldo e o Corinthinas no Pacaembu torcendo por mais um tropeço do time do Morumbi.