Pesquisa Caputira.com

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

DEPUTADO JOÃO MAGALHÃES ANUNCIA LIBERAÇÃO DE CINCO MILHÕES DE REAIS PARA A REGIÃO

O Deputado Federal João Magalhães anunciou a liberação de recursos da ordem de cinco milhões de reais para municípios da região. Na semana passada, durante visita a Manhuaçu, o deputado recebeu prefeitos, vereadores e lideranças dos municípios vizinhos a garantiu recursos através de emendas parlamentares para obras de calçamento, construção de pontes, investimentos na saúde e educação, além de incentivo ao turismo.

João Magalhães encontrou-se com lideranças da região para avaliar o ano de 2009 e projetar ações para 2010. “Pudemos realizar a maioria das demandas da região que foram apresentadas para mim. Encontrei com lideranças, prefeitos e vereadores de Simonésia, Caputira, Durandé, Conceição de Ipanema, São José do Mantimento e várias cidades que vieram aqui para agradecer pelo apoio. Eu fico feliz de ver os resultados sendo aplicados na melhoria das condições de vida dos cidadãos dessas cidades. Esse reconhecimento é muito positivo”, garantiu.

Todos os municípios com os quais o deputado mantém parcerias foram bem atendidos. Eles receberam recursos de uma ordem considerável. Em média, as cidades terão de 700 a até 1 milhão de reais para obras e investimentos. “Conseguimos viabilizar recursos para as demandas de cada um. Reuni agora com prefeitos, vereadores e lideranças para ouvir e buscar a realidade de cada cidade. Esse é o trabalho que tenho me dedicado a fazer a cada ano e que tem rendido bons resultados”, destacou.

Sem recursos viabilizados através do Deputado Federal João Magalhães, dificilmente, as obras reivindicadas pelos prefeitos seriam realizadas. A crise que as prefeituras enfrentam inviabiliza qualquer investimento maior. Hoje, a maioria dos pequenos municípios só recebe os recursos do Fundo de Participação e a verba só permite a manutenção de programas básicos.

CAPUTIRA

O Deputado Federal João Magalhães anunciou a liberação de recursos da ordem de um milhão de reais para o Prefeito Tiãozinho em Caputira. São 200 mil reais para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com recursos do Ministério da Saúde, 300 mil reais do Ministério das Cidades, 200 mil do Ministério do Turismo e 120 mil reais do Ministério de Esportes. Em dezembro, outros 200 mil reais foram liberados pelo Ministério das Cidades.

SIMONÉSIA

Já a Prefeita Marinalva Ferreira, de Simonésia, foi comunicada da liberação de 233 mil reais para um evento e outros 150 mil reais para uma praça ou portal de entrada da cidade através do Ministério do Turismo. Para a construção de uma ponte, o Ministério das Cidades autorizou 300 mil reais. No total, foram liberados 680 mil reais.

SANTANA DO MANHUAÇU

O Prefeito João do Açougue terá 200 mil reais para construção de uma Unidade Básica de Saúde pelo Ministério da Saúde, 190 mil reais para eventos com o Ministério do Turismo e outros 250 mil reais do Ministério das Cidades para calçamentos. Segundo o deputado João Magalhães são 640 mil reais já autorizados.

SÃO JOSÉ DO MANTIMENTO

O Prefeito de São José do Mantimento Hélio Márcio Gomes (Helinho) também se encontrou com o deputado e recebeu a autorização de recursos da ordem de 700 mil reais. PREF. ELIO MARCIO /ELINHO

São 200 mil reais do Ministério do Turismo, 300 mil do Ministério das Cidades e outros 200 mil do mesmo ministério liberados no final de 2008.

CONCEIÇÃO DE IPANEMA

O prefeito Wilfrid Saar foi comunicado da liberação de 670 mil reais para Conceição de Ipanema. São 500 mil reais pelo Ministério das Cidades (em duas liberações) e outros 170 mil do Ministério do Turismo.

DURANDÉ

Em Durandé, o Prefeito Lauro Simão agradeceu o Deputado Federal João Magalhães pela liberação de 200 mil reais para realização de evento com o Ministério do Turismo, mais 160 mil para calçamento com o Ministério das Cidades e outros 725 mil reais para compra de uma patrol e uma pá carregadeira. No total, serão 1.085 milhão de reais em Durandé.

MANHUAÇU

Cumprindo o compromisso com o Hospital César Leite, o parlamentar ainda encontrou-se com o Provedor Fernando Lacerda e assinaram o convênio de liberação de 300 mil reais para investimentos na saúde em Manhuaçu. Ao longo dos últimos anos, o deputado foi o único a destinar emendas para o HCL, somando mais de três milhões de reais.


Nota Caputira.com: No último dia 15 de fevereiro, segunda feira de carnaval, o Deputado Federal João Magalhães esteve em Caputira num encontro com o Prefeito Sebastião Mageste, autoridades e lideranças do município marcando presença e dando mais uma mostra de comprometimento com os caputirenses que vem desde os tempos da antiga administração e se fortalece a cada dia.

Na dia 24, quarta-feira, em um evento realizado na Caixa Econômica Federal, nove prefeitos de toda a região estiveram presentes para assinatura de convênios. O Prefeito Tiãozinho assinou convênios referentes a construção da arquibancada para o Estádio Municipal Gladinor Calixto, a aquisição de um caminhão caçamba, aquisição de dois tratores agrícolas e a pavimentação de vias urbanas.


Segundo o Prefeito, ainda restam outros convênios tramitando a níveis estaduais e federais e o povo de Caputira ainda terá muitas surpresas agradáveis em 2010. As obras tem previsão para início ainda no primeiro semestre.

Outro mistério: Objeto não identificado cai em Divino

Uma bola de fogo, o incêndio em uma área de pastagem, uma pequena cratera e um objeto metálico desconhecido encontrados no local. A história que intriga moradores de Divino permite perfeitamente a elaboração de mais um engenhoso e criativo causo ou mesmo um roteiro para um bom filme. Com numeração e tudo, o pedaço de metal chamou a atenção na cidade e ainda não foi identificado.

Uma das moradoras, Maria Aparecida viu, durante a noite do dia 07, da varanda da casa quando o objeto caiu. “Era uma faixa de fogo. Ele desceu do céu em direção a terra”. Outro morador, do mesmo bairro, conta história semelhante. Gustavo Gomes, 16 anos, diz que parecia uma bola de fogo vermelha: “Caiu do céu, foi aproximando até que atingiu o mato e começou a pegar fogo”, contou. Dona Ilza Frossar diz que escutou o barulho de um foguete comum. “Aí olhei para o alto e parecia uma bola de bilhar vermelhinha caindo”.
O local queimado no alto do morro, próximo a comunidade Arataca, mostra um incêndio na pastagem num raio de 50 metros. Um dos lavradores do local, Edivaldo, foi quem encontrou o objeto metálico com uma numeração. “Ficou um rastro do objeto, tipo uma trilha dele nesse local queimado aqui. Eu não sei o que é”, afirmou.

Como é marcado com uma numeração, o objeto ainda intriga moradores de Divino, mas ninguém fala em histórias incríveis. O morador Márcio Lopes acredita que seja um pedaço de um satélite que caiu na comunidade. Outros acreditam que é a parte de um balão meteorológico.
Em Divino, a preocupação quanto ao que ainda não foi identificado tem fundamento. O objeto estranho poderia ter caindo sobre um posto de gasolina na cidade ou mesmo nas residências, que ficam bem próximas. O pedaço de metal desconhecido foi levado para Juiz de Fora para pesquisa.
Fonte: Portal Caparaó

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Montanha começa a "explodir" e assusta moradores


Um fenômeno inusitado está assustando moradores do Córrego Areia Branca, na zona rural de Chalé. Desde quarta-feira, 17, uma grande pedra de uma montanha começou a explodir sozinha. Moradores deixaram suas casas e centenas de curiosos vão para o local assistir as explosões.

A comunidade do Córrego Areia Branca fica a dez quilômetros do centro da cidade de Chalé. Segundo a moradora Eroni Alves Dias Pereira, 40 anos, na quarta-feira de Cinzas, por volta de duas horas, começaram a ouvir estalos vindo da pedra. “Durante a madrugada foi aumentando, até que a pedra explodiu. Não teve como ficarmos em casa, pois tínhamos muito medo sem saber que parte da pedra estava quebrando”, contou lembrando que a noite silenciosa e escura aumentava a sensação de insegurança e medo.

Contudo, durante o dia, o fenômeno virou atração para muitos curiosos. Mais de 200 pessoas estão visitando o local diariamente. Estacionam carros e motos e ficam observando os estragos na pedra e o barulho.

O lavrador Valdenir Rodrigues de Souza, 45 anos, mora em Areia Branca desde os seis meses de idade e diz que nunca viu algo semelhante. “A explosão foi igual a um trovão, só que mais assustadora. Eu fiquei muito preocupado. O barulho começa fraco e aumenta a força, dee dentro para fora, até que explode”, afirmou.

Na sexta-feira, Valdenir e alguns curiosos resolveram ver o que estava acontecendo mais de perto. Quando chegaram na pedra, ela começou a estalar e saíram todos correndo.

Outra moradora, Suely Leão Marques, 36 anos, deixou a casa e foi para a cidade na residência de parentes. Ela diz que tem receio de que o mundo esteja no fim: “Na Bíblia está escrito sobre o fim dos tempos veríamos coisas espantosas. A explosão é muito forte. Parece que está acabando tudo”.

CALOR

Para o prefeito Elmir de Melo, a explicação para o fenômeno é menos assustadora. Ele mobilizou a equipe de governo e comunicou autoridades. “Chalé nunca teve um período tão quente e a nossa primeira hipótese, mesmo não sendo especialista, é que isso é resultado do calor excessivo. Pedimos ajuda de autoridades no assunto para entender o que aconteceu em Areia Branca”, afirmou.

Segundo ele, foram tomadas medidas para alertar curiosos e proteger os moradores. “Estamos preocupados. Nós nunca vimos uma coisa parecida aqui na região. Estamos tomando providencias para evitar acidentes com moradores e curiosos. Não sabemos o que vai acontecer”, adiantou.

A Prefeitura de Chalé vai tentar nessa semana buscar o apoio de geólogos para apurar o que realmente está ocorrendo.

Fonte: Porta Caparaó

Campenonato Municipal de Futebol Sub-23

Neste domingo, dia 21, o Estádio Municipal Gladinor Calixto foi palco da primeira final de competição do ano. O São Caetano F.C. e União Caputirense fizeram mais uma final, dessa vez a do Campeonato Sub-23, onde a equipe do povoado saiu derrotada por 1 x 0 pelos jogadores do União.

Os destaques foram o artilheiro João Paulo Coxinha, o goleiro Gleysinho, a revelação KaKá, o craque Juninho do Simião e o técnico Isaías, todos do União Caputirense.

O Campeonato foi mais uma realização e promoção do Dpto. de Esportes, com apoio do Depósito Carvalho, Polícia Militar e do quadro de arbitros local. O Diretor Geraldo da Tanna, aproveitou a ocasião para anunciar a participação da equipe de Caputira no Campeonato Regional do Café.

Fotos: Sidney Luiz 31 9929 5175
Veja cobertura completa na seção de FOTOS do Caputira.com

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Termina o Horário de Verão

Após 126 dias, termina à meia-noite deste sábado
quando os relógios devem ser atrasados em uma hora.

O Horário de Verão termina à meia-noite deste sábado (20), quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. A medida, que começou a vigorar a zero hora de 18 de outubro passado, totalizando 126 dias de duração, sete a mais que a versão anterior, gerou uma redução na demanda máxima, ou seja, no pico diário da carga que ocorre no período das 18 às 22 horas, em Minas Gerais, de 3,5%, correspondendo a cerca de 250 MW, 0,3 ponto percentual a mais que no ano passado, de acordo com o balanço parcial da Cemig.

O Horário de Verão, que abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, segundo um técnico do setor, deverá gerar para o país uma redução do consumo em torno de 4,4%, devendo superar 2.270 MW, apesar das altas temperaturas e da retomada da atividade econômica em diversos setores da economia.

Os estados do Nordeste e do Norte não foram incluídos porque o Ministério de Minas e Energia (MME) avalia que os benefícios são inferiores. Desde o ano passado, foram fixadas datas para o início e término do Horário de Verão, sendo definido que, todos os anos, a medida entrará em vigor sempre a zero hora do terceiro domingo de outubro e se estenderá ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término e o domingo de carnaval, o encerramento será no domingo seguinte.

CapuFolia 2010

O Capufolia 2010 não poderia ter sido melhor. Com muita paz e amor os foliões invadiram as avenidas ao som dos blocos e das bandas que entraram na madrugada junto aos caputirenses, que assim como em anos anteriores foram reforçados por amigos, familiares e visitantes que moram em outras cidades e aproveitam sempre a folga do carnaval para esse momento de reencontro.

O centro foi ornamentado para receber os foliões e os Blocos Coko-loko, Desculpa pra Beber e DNA Azara que mais uma vez foram o charme do Capufolia. Após o desfile a festa contou ainda com a participação do DJ Flávio Araújo. Destaque também para o Bloco do Torresmo, que através da família Moreira marcaram presença mais uma vez na Avenida do Capufolia ao som das saudosas e nostálgicas marchinhas de carnaval.

O Carnaval em Caputira se firma mais a cada ano como uma importante opção de lazer. Na próxima semana o Dpto. Municipal de Cultura e Turismo divulgará seu calendário anual de eventos através da rádio Alerta FM apresentando também um balanço do Carnaval.

Veja a cobertura completa do Capufolia 2010 na seção FOTOS.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

CapuFolia 2010

Confira a programação do Capufolia 2010:

SÁBADO - DIA 13/02
15 h - Retrospefolia 2010 - desfile de blocos unificados com camisas dos anos anteriores saindo da Av. Santa Helena sentido ao centro da cidade.
23 h - Banda Paquerê

DOMINGO - DIA 14/02
15 h - Concentração na Praça Padre Joaquim de Castro com DJ Flávio Araújo
Bloco Desculpa pra Beber e Bloco DNA Azara
23 h - Banda Central Park

SEGUNDA - DIA 15/02
15 h - Concentração na Praça Padre Joaquim de Castro com DJ Flávio Araújo
Bloco Coko-Loko
23 h - Banda Planeta Auê

TERÇA - DIA 16/02
15 h - Encontrão dos Blocos Praça Padre Joaquim de Castro
22 h - Banda Brasil Expresso
O Capufolia 2010 é uma promoção da Prefeitura de Caputira sob coordenação do Dpto. Municipal de Cultura e Turismo e conta com apoio da Polícia Militar, Rádio Alerta FM e Caputira.com

Circuito Montanhas e Fé promove curso de capacitação em Rio Casca

De 01 a 05 de fevereiro, aconteceu no Automóvel Clube de Rio Casca o Curso de Organização e Promoção de Eventos pelo SENAC. O curso ministrado pelo Turismólogo e Mestre em Turismo e Hotelaria, Pablo Rodrigo Ferreira, foi oferecido pela Secretaria Estadual de Turismo-MG para o Circuito Turístico Montanhas e Fé e contou com a participação das cidades de Rio Casca, Santo Antonio do Grama, Piedade de Ponte Nova e Caputira.

Assim como outros que ainda serão enviados, têm como objetivo capacitar os profissionais da região para estruturação do Turismo , dando sequência ao processo de desenvolvimento do circuito após sua certificação. Todos os representantes das cidades integrantes devem participar de pelo menos um curso de capacitação como uma das exigências para melhoria da arrecadação através do ICMS Turismo, que entra em vigor a partir de 2011.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Eleições 2010 - Parte 2 - Resultado de enquete do BLOG DO WILLIAN CHAVES mostra panorama das Eleições 2010

A primeira enquete realizada em 2010 pelo Blog do Willian Chaves terminou no final do mês de janeiro com um resultado muito positivo. Mais de 600 votos foram computados.

A enquete traz a pergunta: Em quem você votaria para Deputado Federal nas Eleições de 2010? As opções traziam vários nomes. O resultado demonstrou uma polarização entre dois nomes, Mário Assad Júnior (ex-deputado e Secretário de Assuntos Institucionais da Prefeitura de BH) e João Magalhães (Deputado Federal). O primeiro obteve 19% das intenções de voto e o segundo 23%.

Outra surpresa foi o alto índice de pessoas que se manifestaram por não escolher nenhum candidato ou a opção de não votar em Deputado Federal em 2010. Somados, atingiram 26%. Ainda foram lembrados os deputados Lael Varela com 7% e Paulo Abi Ackel com 4%.