Pesquisa Caputira.com

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Caputira Digital - Alerta FM On line

Nasceu recentemente o mais novo irmão da família Caputira.com em favor dos internautas de Caputira, região e todo o planeta. O site www.alertafm.aovivonanet.com acaba de ser lançado pela Rádio Comunitária Alerta FM com transmissão on line pela internet.

O Web Site conta, além da transmissão 24 hs da programação em tempo real, com mural de recados e solicitação de pedidos musicais, que acabam também servindo como meio de comunicação de caputirenses com seus parentes e amigos espalhados pelo Brasil e outros países do mundo. Além disso o site tem as seções onde apresenta sua equipe, programação, promoções, top de músicas mais tocadas, previsão do tempo e notícias de Caputira. A direção da emissora informa ainda que para a promoção de natal prepara premiação exclusiva para internautas.


Mais uma prova de que a tecnologia realmente é mágica, pois em qualquer parte do planeta, a qualquer hora, a pessoa que ama essa cidade pode ouvir as informações locais no mesmo instante em que são transmitidas assim como matar a saudade de entes queridos que há tempos não se vê. Sensações como essa não tem preço, então viva a tecnologia.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Começa o Projeto "Rio Vivo" em Caputira

O Projeto Rio Vivo trata-se de um projeto de educação ambiental que está sendo realizado junto aos alunos da Guarda-Mirim pela instrutora Margarida Mota Coelho, que objetiva revitalizar o Ribeirão da Cabeluda através do plantio de árvores nativas formando uma mata ciliar para maior proteção e diminuição do assoriamento e erosões.

O plantio de 42 mudas aconteceu às margens do rio no Centro de Eventos Erlon Luís Pereira e deverá se extender até a curva do rio no final do Bairro Carrinho quando forem realizadas as etapas do projeto com a Escola Estadual Padre Alfredo Kobal e com a rede municipal de ensino junto a Secretaria Municipal de Educação.

Além de contribuir com a paisagem e trazer benefícios ambientais ao município o Projeto "Rio Vivo" também vai trabahar com a Educação Ambiental entre a população ribeirinha, tendo os moradores como parceiros em campanhas não só de plantio como também para diminuição da poluição dos rios com o lixo.

Confira a seção de FOTOS do Caputira.com

C.R.A.S. de Caputira inicia oficinas

O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social - Constantino Soares Martins iniciou seus trabalhos com oficinas no dia 23 de setembro. Já está sendo oferecido curso de pintura com duas turmas de aproximadamente 20 alunas, nos horários de 08:30 ás 11:00, ás quartas e sextas e de 13:30 ás 16:00, as terças e quintas.

O CRAS também oferecerá outros cursos como de crochê, tapete, fuxico, marca e artesanato. A prioridade do CRAS são as pessoas de baixa renda, beneficiários do Programa Bolsa Família, do Benefício de Prestação Continuada, aos idosos e demais pessoas que estão vulneráveis e, ou em risco.

Festa da Amizade de Pirapetinga


De 18 a 20 de setembro aconteceu no povoado de Pirapetinga a 9ª Festa da Amizade que contou com os shows de Esquema Sertanejo, estreando o novo cenário e gravando seu DVD demo na noite de sexta, o forró do capixaba Célio Costa e Banda e o swing da Cia De Dança Olimpo no sábado e no domingo o encerramento foi marcado por muita chuva e o show de Mauriney Moreno.

A comunidade de Pirapetinga mais uma vez recebeu os visitantes com muito carinho proporcionando belas noites de prazer aos presentes. Confira as cobertura nem nossa seção de FOTOS.

Fotos: Sidney Luiz 31 9929 5175

Campeonato Municipal de Caputira - Edição 2009

Como última atividade do Departamento Municipal de Esportes a Prefeitura de Caputira deu início desde o dia 12 de setembro o Campeonato Municipal de Caputira - Edição 2009.

A competição conta com cerca de 700 atletas distribuídos em duas categorias e 18 equipes sendo 09 do município: União Caputirense, Vasco de São Caetano, Carnaúba, São Caetano F.C., U.A.I., Bom Sucesso, Novo Horizonte, Açougue do Simião, Ildefonso e 09 das cidades de Santo Amaro (Manhuaçu), Reduto, Operário (Matipó), 1º de Maio (Matipó), Botelho (Vermelho Novo), Bom Fim (Abre Campo), Jatobá (Manhuaçu), Juventus (Matipó), União São João (Matipó).

Disputada em quatro chaves, a previsão é que a final aconteça em meados do mês de dezembro, e até lá os caputirenses contarão com uma boa opção de lazer para os amantes do esporte durante os finais de semana no Estádio Municipal Gladinor Calixto.

Fotos: Sidney Luiz 31 9929 5175
Veja cobertura dos jogos na seção de FOTOS do Caputira.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Halloween em Caputira

Segundo informações do promoter Otto Vianna, o Otinho, o 31 de outubro, tradicional dia das bruxas americano, será marcado por uma noite especial com um Lual que deverá ser realizado e já fará parte da campanha "Natal Sem Fome" de 2009.
No mês de julho Otinho já havia promovido a Festa Extravasa, no Centro de Eventos Erlon Luís Pereira em parceria com o Dj Vilella Mix, paralelo a campanha "Quanto Mais Gente, Mais Quente" que arrecadou agasalhos que foram distribuídos a população pelo promoter com o apoio do Departamento Municipal de Assitência Social, Marcilene Instituto e Sidney Foto Video Produções.

Confira as coberturas da festa e distribuição na seção de FOTOS do Caputira.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Caputira também terá PCH

A exemplo de Granada, distrito de Abre Campo e do município de Raul Soares, mais uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) deverá ser construída na região e, dessa vez, atingirá também os municípios de Caputira, Abre Campo e Matipó formando um reservatório de aproximadamente 95 hectares recebendo o nome de PCH Bonfim de Baixo.
As PCH's têm sido consideradas por ambientalistas, governo e empresários menos impactantes por serem instaladas em áreas que contribuem para a construção de seus reservatórios sem grandes interferências ou mudanças no ambiente e na topografia local.

Ainda no ano passado, Câmara Municipal, Prefeitura e proprietários receberam a visita de um representante da companhia energética que veio falar sobre os trâmites do projeto, que até o momento se encontrava em elaboração. Já passado algum tempo, temos a informação de que o Plano de Controle Ambiental está sendo protocolado junto aos órgãos fiscalizadores especializados e, em breve, o mesmo será feito junto a Câmara e a Prefeitura Municipal para posterior agendamento de "Audiência Pública", onde toda a população e entidades locais terão a oportunidade de discutir os reflexos e os benefícios que serão dados em troca pelo impacto ambiental da empreeitada; conforme deve estar previsto no Plano de Medidas Mitigadoras que também deve ser apresentado pela empresa proponente.

Nossa reportagem estará acompanhando esse processo e levando informação em matérias específicas sobre esse assunto nos próximos meses. Muitos dos compromissos acordados e previstos nos planos oficiais em comunidades vizinhas onde foram construídas outras barragens não foram e não estão sendo cumpridos, conforme constatado em publicação realizada no Blog Oficial do Vereador Ramiro Grossi - PT de Raul Soares.
Confira publicação do requerimento oficial no link a seguir:
É certo que é necessidade nacional a expansão do potencial energético do país e que existirão benefícios econômicos temporários e permanentes através da construção de tal empreendimento assim como deve ser certa a responsabilidade social da empresa responsável em investimentos que compensem o impacto ambiental e a população atingida conforme as leis vigentes. Torcemos para que população, autoridades e empreendedores cheguem a um acordo sensato e satisfatório a todos, de forma rápida, para pleno desenvolvimento do município.

Curso Bíblico no Salão Paroquial

A Paróquia de Santa Helena (Caputira) e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Vila Nova), realizaram uma reunião nos dias 12 e13 de setembro onde várias comunidades das duas paróquias participaram do Curso Bíblico 2009, tratando o tema:
"A ALEGRIA DE SERVIR NO AMOR E NA GRATUIDADE" e o lema "Tende em vós os mesmos sentimentos que haviam em Cristo Jesus "(Fl2,5).
O curso foi administrado Adilson e Wilson que são da Paróquia São Domingos das dores/MG.
Fotos: Laiza Maria 31 9725 0392

Festividades de 2009 vão chegando ao final em Caputira

Depois da realização das tradicionais festas do mês de agosto, o mês de setembro é marcado pela participação do povoado de Pirapetinga no calendário de eventos municipal. Além do Jubileu de Bom Jesus de Pirapetinga realizado no último final de semana, a comunidade também recebe seus visitantes na 9ª Festa da Amizade que começa amanhã, com o show do grupo Esquema Sertanejo e tem continuidade no sábado com Celinho do Acordeon e a Cia de Dança Olimpo, no domingo o encerramento fica por conta do cantor Mauriney Moreno.

Após a Festa da Amizade, ainda estão previstos para 2009, uma Feira Cultural que deverá acontecer nos dias 10 e 11 de outubro e o Reveillon 2010 no dia 31 de dezembro.

Fotos Sidney Luiz 31 9929 5175
Veja cobertura completa na seção de FOTOS do Caputira.com

Dia da Independência com chuvas em Caputira


O último feriado de 7 de setembro em Caputira não foi como nos últimos anos. Além das orientações de evitar aglomerações de pessoas vindas dos órgãos regionais de saúde e educação devido a prevenção da gripe suína, as fortes chuvas marcaram o fim de semana do feriado nacional.
Mas a força da tradição cultural não deixou com que, mesmo assim, a data passasse em branco. O Projeto Jovens de Atitude - Guarda Mirim, aproveitou o intervalo da chuva para fazer um belo desfile com sua fanfarra pelas ruas centrais da cidade enquanto que alguns pais, alunos e professores realizaram um ato cívico na E.E. Padre Alfredo Kobal numa bela iniciativa em prol da valorização da cultura, história e tradição.
Fotos: Laiza Maria 31 9725 0392
Veja cobertura completa na seção FOTOS do Caputira.com

Educação de Caputira e a qualificação dos profissionais

A educação em Caputira continua recebendo investidas na qualificação de seus profissionais. No último dia 01 de agosto, os professores participantes do Pró-Letramento estiveram na Quadra Poliesportiva para cerimônia da Aula Inaugural e Revezamento das turmas que são formadas por cerca de 80 professores da rede municipal de ensino.

Já na ultima quinta, 10, a Biblioteca Municipal recebeu professores das áreas de português e matemática da E.E. Padre Alfredo Kobal e da Rede Municipal para participarem do Programa de Intervenção Pedagógica proposto e realizado pela 20ª Superintendência Regional de Ensino, em nosso município, representado pela inspetora Patrícia Fialho e pela pedagoga Daniela Muratori.

Esse tipo de trabalho tem como objetivo qualificar ainda mais os professores criando reflexos nos resultados das salas de aula através da melhoria na qualidade do ensino, aumentando consequentemente o rendimento dos alunos.
Veja cobertura completa na seção FOTOS do Caputira.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Prefeitura de Caputira – Raio X do 1º Semestre

É público e notório que a crise mundial estabelecida afetou os cofres dos municípios brasileiros nos primeiros meses de 2009 através da queda no repasse de recursos. Foi neste contexto que a Prefeitura de Caputira e sua equipe de governo, comandada pelo Prefeito Tiãozinho e seu vice Oraci, iniciaram seus trabalhos em Janeiro deste ano e já apresentam resultados positivos em praticamente todas as áreas da administração pública.

Na educação, além de realizar o curso de Pró-Letramento para capacitação dos profissionais da área, houveram ainda a ampliação do transporte escolar até as comunidades de São Domingos e Boa Sorte, a instalação da creche dentro do povoado de Pirapetinga e as reformas das Escolas Municipais Ildeu Araújo Dutra, na sede, e Presidente Castelo Branco, na Sucanga. Além disso, o município foi um dos poucos da região a entregar o PAR (Plano de Ações) no prazo estabelecido pelo governo federal.

A saúde recebeu melhorias no transporte de pacientes com a aquisição de 02 automóveis Fiat Uno 0 km e através da secretaria municipal, manteve convênio com os principais hospitais da região e da capital mineira. Foram realizadas campanhas de vacinação e prevenção de doenças periodicamente, unidas ao acompanhamento dos Agentes de Saúde do PSF (Programa Saúde da Família) que a partir desse mês, passa a ter sua quarta unidade trabalhando na comunidade dos Crispim. Ainda foram realizados o I Seminário da Saúde Mental, promovido pelo Conselho Municipal, e o I Mutirão da Saúde, com realização de exames básicos gratuitos e trabalho de prevenção do câncer através de palestras e exames específicos em parceria com a Fundação Cristiano Varela e o fisioterapeuta Dr. Gabriel Júnior Pimentel.

O calçamento da Rua Farmacêutico Juca Dutra e a construção da ponte do Córrego Pau D’Alho foram as principais marcas do trabalho da Secretaria de Obras que ainda realizou a construção de pontes nos córregos Pernambuco, Venâncio, Carnaúba e Condescendência. Ainda na zona rural, a população foi beneficiada com a continuidade do Programa Luz Para Todos, com o serviço de análise de solo e com a visita de engenheiro agrônomo nas propriedades através do Departamento de Agricultura além do patrolamento das principais estradas do município. Na sede, ainda foram ampliadas as redes pluviais das ruas Pedro Palmeira e Coronel Juca Mota. Segundo o planejamento da administração, o calçamento do Bairro Belvedere, inaugurado em dezembro de 2007, terá andamento nas obras de construção das redes pluviais e calçamento ainda no 2º semestre de 2009.

A criação do Departamento Municipal de Esportes reacendeu a rotina esportiva do município com a realização de campeonatos municipais de sinuca, truco e futebol, além da Corrida Rústica de Santa Helena e do apoio a participações de equipes em torneios regionais e estudantis como o JEMG (Jogos Estudantis de Minas Gerais). Também foram realizados investimentos nos espaços físicos com as reformas do Estádio Municipal Gladinor Calixto e da Quadra Poliesportiva do povoado de São Caetano e mais a construção da Quadra do povoado de Pirapetinga.

Com a realização das Conferências, dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Assistência Social, a população teve a oportunidade de, através de suas reivindicações, participar da elaboração do plano de ações e metas da Assistência Social para o município. Desde agosto, o recém inaugurado,construído e equipado prédio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) funciona como uma central de atividades do setor, que além do atendimento cotidiano, também vai oferecer Oficinas e Cursos de artesanato e outras formas de geração de renda ás famílias interessadas.

O Departamento de Comunicação foi criado com intuito de levar informações dos projetos municipais à população e da população ao executivo, dando mais transparência a administração e aproximando seu pensamento dos anseios da comunidade. O departamento realizou ainda o I Encontro de Secretários e Diretores Municipais, visando maior interação entre os departamentos e secretarias em prol das metas de governo estabelecidas.

O investimento na realização de eventos objetivando o lazer da população e o aumento do fluxo turístico também merecem destaque. Nesses oito meses foram realizados pela Prefeitura de Caputira o Capu Folia 2009, as festas juninas nas comunidades dos Crispim, Lopes, São Caetano e Pirapetinga, a Festa de Inverno de São Caetano e a 1ª Festa Country em comemoração ao 47º aniversário do município. Além disso, recebeu apoio em sua realização, o 2º Rodeio Show, promovido pela Cia de Rodeio Rogério Tavares e o I Moto Fest, promovido pelo Auto Posto Amizade. Através do Departamento de Cultura e Turismo, a manutenção do registro e proteção do Patrimônio Cultural através de trabalhos técnicos objetivam a preservação da cultura local, assim como a reforma de instrumentos do acervo da Corporação Musical Campo Florido e investimentos em materiais de manutenção dos mesmosb que por sua vez são tombados pelo patrimônio histórico municipal por sua importância como forma de expressão popular e participação nos eventos tradicionais.

O apoio ao Projeto Jovens de Atitude (Guarda Mirim), a reforma completa do Parque das Cachoeiras, a reforma e ampliação do sistema de retransmissão de TV, para a zona rural e povoados, e internet, para São Caetano, e a adesão ao Circuito Turístico Montanhas e Fé foram outras atitudes da atual administração em prol da melhoria das opções de lazer dos caputirenses.

Baseada no empenho, na qualificação dos profissionais e no planejamento através da seriedade e da transparência, que são bordões da atual administração, a Prefeitura de Caputira segue, em tempos de crise, rumo ao desenvolvimento e, por isso, se destacando em toda a região.

Fotos: Sidney Luiz - 31 9929 5175

Influenza A - Campanha de Conscientização

Fazendo parte dos trabalhos de prevenção contra Influenza A (Gripe Suína), a diretora da E.M. João Paulo I, Débora Pereira de Azevedo Dutra junto dos funcionários, lançaram um projeto sobre a Gripe Suína, em que os professores trabalharam com referido tema em sala de aula de 10 a 17 de agosto, orientando e esclarecendo as dúvidas dos alunos.

Após o cumprimento dessa etapa, a culminância do projeto abordou pais, alunos, funcionários e demais pessoas da comunidade em uma renião realizada na Igreja do povoado de Pirapetinga, em que a palestrante Rosane Dornelas Pessoa Reis, professora de Ciências, demonstrou através de slides todas as informações sobre a doença, como sintomas, formas de contágio e prevenção.

Ao final, ainda foram distribuídos panlfetos informativos aos participantes mostrando as principais diferenças entre a gripe comum e gripe suína. A população do povoado e das comunidades adjacentes compareceram de forma expressiva na realização da campanha.

Veja cobertura completa na seção de FOTOS do Caputira.com

Nova enquete: O que você mais gosta no verão?

Setembro como todos sabem é marcado pela chegada da estação mais quente do ano, sendo assim perguntamos:

"O que você mais gosta no verão?"


Não ter que se enrolar em roupas e cobertores para dormir

A economia de tecido nas roupas femininas

Praias, lagos e outras formas de lazer típicas da estação

Não tem como gostar de nada com tanto calor


Contamos com sua participação!!!

Enquete encerrada - "O que mais lhe atrai em uma festa?"

Durante todo o mês de agosto nossos internautas mostraram sua tendência a shows de mídia ao responder o que mais lhes atrai em uma festa. A busca por uma programação verdadeiramente cultural apareceu na segunda posição, felizmente a frente daqueles que só vão pra "zuar" e daqueles que não interagem com a sociedade através de festas realizadas. Veja como ficou o resultado:

Artistas de renome nacional 71%

Uma programação verdadeiramente cultural 19%

Tanto faz, o bom da festa é "zuar"4%

Não curto Festa de forma alguma 4%

Devemos esclarecer que nossa enquete não tem valor científico para pesquisa, apontando apenas uma tendência de nossos leitores