Pesquisa Caputira.com

terça-feira, 30 de junho de 2009

II Conferfência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caputira

Nesta terça, dia 30, aconteceu na Quadra Poliesportiva de Caputira, as 08 h, a II Conferfência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caputira.

Após a composição da mesa com as demais autoridades e o prefeito Tiãozinho, a execução do hino nacional e a apresentação cultural dos alunos da E.M. João Paulo I de Pirapetinga, houve a abertura oficial realizada pela Assitente Social Sharlene Lúcia; em seguida falaram sobre a importância do evento e da participação da comunidade, o Diretor de Comunicação da Prefeitura de Caputira, Ivan Ribeiro de Carvalho e a Diretora das Creches Municipais, Margot.

Dando sequência ao procedimento, a assistente social Giuslene fez a leitura do Regimento Interno para aprovação dos presentes e depois foi a vez do palestrante Wagner Alves Caldeira, advogado e conselheiro tutelar de Manhuaçu, falar sobre os eixos prioritários da política dos direitos da criança e do adolescente.

Após a palestra foram formados 05 grupos cordenados pelos conselheiros tutelares de caputira em torno dos eixos prioritários, sendo eles:

Eixo 1: Promoção e Universalização de Direitos em um Contexto de Desigualdades

Eixo 2: Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Eixo 3: Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos

Eixo 4: Participação de Crianças e Adolescentes em Espaços de Construção de Cidadania

Eixo 5: Gestão Política

Em seguida foram apresentadas as propostas de cada grupo para encaminhamento a Conferência Estadual e assinatura da ata da conferência
Essa é mais uma realização da Prefeitura de Caputira em prol do desenvolvimento do município em sua área social, uma das principais preocupações da nova administração.

Fotos: Bruno Zoqbi/Sidney Luiz 31 9929 5175
Veja cobertura completa na seção de FOTOS do Caputira.com

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Amizade, enquete do mês de Julho

Dia 20 de julho é o Dia Internacional da Amizade, participe de nossa enquete desse mês respondendo a pergunta:

" O que é indispensável em suas amizades?

Sinceridade, que lhe digam a verdade independente da consequência.

Interesse, que lhe tragam algum tipo de lucro ou vantagem pessoal.

Fidelidade, que nunca lhe abandonem, mesmo quando discordarem de você.

Apoio psicológico, que supram minhas carências mesmo que isso lhe torne ainda mais dependente."

Encerrada a enquete do mês de Junho

Inaugurando as enquetes do Caputira.com, o meio ambiente foi tratado como tema devido ao Internacional do Meio Ambiente, realizado no dia 05 de junho.
Com a pergunta: "Você acha que contribui para a preservação do meio ambiente?" obtivemos o seguinte resultado entre os internautas:

12% Sim, sou um (a) ambientalista perfeito (a)
79% Sim, mas poderia contribuir mais
4%Não, pois me falta muita informação e orientações a respeito do assunto
4%Não, tenho consciência mas sou um detonador do planeta, acho isso uma palhaçada

Sendo assim podemos observar que atualmente a maioria das pessoas já se preocupa com a preservação do meio ambiente, que já é um grande passo. Porém, mesmo tendo consciência, em algumas situações não contribuem com tudo aquilo que sabem que poderiam. Outros por sua vez, em menor parte, não contribuem mais porque não sabem como fazê-lo ou por achar que o tema não merece sua atenção. Cabe ao futuro mostrar quem tem razão as gerações.
Devemos esclarecer que nossa enquete não tem valor científico, apontando apenas uma tendência de nossos leitores

Comunidade de Pirapetinga, a tradição junina e o Arraiá do Pripa

No sábado, dia 27, foi a vez do povoado de Pirapetinga realizar sua festa junina através da mobilização da comunidade em parceria com a Igreja do Senhor Bom Jesus de Pirapetinga e com o apoio da Prefeitura de Caputira.

No Arraiá do Pripa, os quitutes juninos mais uma vez foram saborosos atrativos para a comunidade presente no evento onde ainda houveram sorteio de prêmios, apresentação de quadrilhas e o Casamento do Jeca realizado pelo grupo de teatro "Irmãs Zap Caindo em Tentação", de Manhuaçu.

A apresentação do evento ficou por conta do locutor Marcos Martins, da Alerta Fm, e no encerramento da noite foi a vez do forró de Alan Grimaldo de Manhuaçu compor a programação. No próximo dia 04 de julho o cantor se apresenta na tradicional festa junina do Grupo de Jovens Jesuc, na comunidade dos Crispim, mesma data da Festa Junina do Projeto Jovens de Atitude "Guarda Mirim", que seria realizada no último domingo mas por motivo de força maior foi transferida para a mesma data.

Para evitar confrontos de data como este o Dpto. de Cultura do Município já estuda a formulação de um Circuito Junino em seu calendário para 2010.

Fotos: Sidney Luiz - 31 9929 5175
Veja cobertura completa na seção de FOTOS do Caputira.com

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Secretaria de Educação é Destaque na região

Como uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), todos os municípios devem realizar o Plano de Ações Articuladas (PAR), que consiste numa radiografia da rede pública de ensino através do levantamento detalhado da estrutura física e pedagógica das unidades de ensino; essa passa a ser a principal exigência do governo federal para a liberação de verbas e assistência técnica para as cidades.

Das 257 cidades mineiras que não apresentaram o PAR, 20 são de nossa região: Manhuaçu, Córrego Novo, Matipó, Pideadade de Caratinga, São João do Manhuaçu, São José do Mantimento, Orizânia, Rio Casca, Jequeri, Pingo d'Água, Raul Soares, Santa Rita de Minas, Reduto, Divino, Pocrane, Luisburgo, Durandé, Chalé, Caparaó e Bom Jesus do Galho. O município de Caputira, segundo a Secretária de Educação Ruth Helena (á esquerda), se sente orgulhoso por mais uma vez se destacar na educação, como uma das poucas cidades da região a entregar o plano no tempo certo, dando uma mostra de eficiência da atual administração.

Segundo reportagem do Jornal Estado de Minas, 30% dos municípios mineiros ainda não apresentaram o PAR para o cumprimento do Plnano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O não cumprimento dessa exigência se traduz em menos verba para investimento em cerca de 20 programas de melhoria na educação; capacitação de professores, inclusão digital, renovação da frota de transporte e do acervo literário das bibliotecas, além da ampliação das vagas de educação infantil e maior acesso de portadores de necessidades especiais ás salas de aula.

Felizmente o município de Caputira faz parte do seleto grupo de cidades da região que está em dia com as atividades da educação, e o Caputira.com deixa aqui os sinceros cumprimentos a toda equipe da Secretaria Municipal de Educação.

Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

No próximo dia 30, a partira das 08 h, acontece na Quadra Poliesportiva a II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caputira. Como mais uma realização da Prefeitura de Caputira, sob cordenação da Assistente Social Sharlene Lúcia, a conferência faz parte dos preparativos para eleição do Conselho Tutelar do município e contará com o palestrante Dr. Vagner Alves, advogado e conselheiro tutelar de Manhuaçu que falará sobre "os eixos prioritários da política da criança e do adolescente", além da presença confirmada da Promotora de Justiça da Comarca de Abre Campo, Dra. Taís Silva de Melo Lamin.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Clube das Mães realiza Bingão

Com grande público no Centro de Eventos Erlon Luís Pereira,foi realizado no domingo, 21 de junho, o Bingão Beneficente em prol do Clube das Mães de Caputira. Foram sorteados 01 carro, 02 motos, 01 tv 29 e 01 dvd, além de mais 01 moto e de 01 caderneta de poupança no valor de R$ 1.000,00 para quem garantiu seu lugar antecipadamente e ganhou as cartelas extras.
Fotos: Sidney Luiz 31 9929 5175
Veja cobertura completa na seção FOTOS do Caputira.com

Casa do Ciclista, uma inauguração de sucesso

Com a inauguração da Casa do Ciclista, no último sábado, dia 20, os caputirenses ganharam uma excelente opção para comprar móveis, acessórios, utensílios e eletrodomésticos, além de uma completa linha de informática.
Segundo o gerente Willian Medeiros, a Casa do Ciclista faz parte de uma ampla rede de lojas, o que facilita à loja melhores preços e condições para compor o seu estoque e, consequentemente, lhe dá a oportunidade de oferecer aos clientes menores preços e melhores condições de pagamento.

Após a realização de uma carreata, durante todo o dia em sua inauguração foram oferecidos aos clientes, além de shows musicais, uma completa Rua de Lazer para as crianças do município. Mas o que foi mais bem vindo pelos caputirenses e pelos visitantes da região que vieram até a loja, com certeza foram os baixíssimos preços e a divisão em 10 pagamentos sem juros como promoção de inauguração, que permanece durante todo o mês.
Muita gente já aproveitou e continua aproveitando das ofertas, graças ao bom atendimento da equipe e das facilidades oferecidas, comprovando a aceitação e aprovação da nova loja que caiu com uma luva a população de Caputira e toda a região, que antes tinha que se deslocar a centros comerciais maiores para encontrar as condições que agora estão bem no centro de Caputira.

O Caputira.com parabeniza pela inauguração e, desde já, dá as boas vindas e deseja um bom trabalho a toda a equipe da Casa do Ciclista.

Fotos: Willian Medeiros
Veja a cobertura completa na seção de FOTOS do Caputira.com

Continua o circuito de Festas Juninas

Após a realização do Arraiá do Brejo da E.E. Padre Alfredo Kobal, agora foi a vez da direção e funcionários da Escola Municipal Inês Araújo Dutra, com muito empenho, realizar sua festa junina em São Caetano.
Aconteceu no último dia 20 de junho, as 19 hs, com a participação de todos os alunos e professores da escola, além da presença dos pais e de toda comunidade de São Caetano e das comunidades vizinhas. Após a apresentação das quadrilhas, regadas pelos tradicionais quitutes juninos oferecidos na barraca organizada pelos professores, o show de forró ficou por conta de AlanGrimaldo de Manhuaçu.

Ainda previstas estão a Tradicional fogueira de São João, na propriedade do Sr. Zé Cristo na comunidade da Carnaúba nesta terça dia 23; no dia 27, a partir das 19 h acontece o Arraiá do Pripa em Pirapetinga; a Festa Junina da Guarda Mirim, no centro de caputira, no próximo dia 28 e a também tradicional Festa Julina do Grupo de Jovens Jesuc, na comuniddade dos Crispim no próximo dia 04 de julho.
Fotos: Sidney Luiz 31 9929 5175
Confira a cobertura completa na seção FOTOS do Caputira.com

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Equipe de São Caetano é a grande campeão da 1ª Copa Santa Helena de Futebol Master

Sábado, dia 13, o Estádio Municipal Gladinor Calixto foi palco de um jogo repleto de emoções com a 2ª partida da final da Copa Santa Helena de Futebol Master, realizado pelo Dpto. Municipal de Esportes.
A equipe do União Caputirense, mesmo podendo perder por até um gol de diferença para se sagrar campeão, acabou sendo derrotada pela equipe de São Caetano por 3 x 0, com três gols do atacante Gegê, que ficou também com o título de artilheiro da competição.

Logo no início do primeiro tempo a equipe de São Caetano abriu o placar e dominou o meio-campo, dificultando o trabalho da equipe do União, que ainda teve que jogar com um homem a menos após a expulsão do lateral Suca na segunda etapa. Após a expulsão o time de São Caetano aumentou a pressão que culminou na expulsão do zagueiro Geraldo da Tanna, o que dificultou ainda mais a vida do União Caputirense. Após as expulsões, o time do povoado ainda marcou mais dois gols, definindo o resultado da partida e garantindo o título.

Estiveram presentes, além do grande público caputirense, o Prefeito Tiãozinho acompanhado da primeira dama Elizete e os diretores dos Dptos. de Cultura, Bruno Zoqbi; Administração, Targino e Transportes, Adão Luizin; que participaram da entrega das premiações para campeão e vice, além das categorias individuais (veja abaixo lista dos ganhadores).

Crack - Lê - São Caetano
Técnico - Weber - São Caetano
Jogador mais velho - Contra Pino - Realeza
Goleiro Menos Vazado - Aquino - Açougue do Simião
Artilheiro - Gegê - São Caetano

Confira a cobertura completa na seção de FOTOS do Caputira.com
Fotos: Bruno Zoqbi/Sidney Luiz - 31 9929 5175

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Corpus Cristi, arte e fé

Na quinta-feira, 11 de junho, Caputira também fez parte das festividades do feriado nacional de Corpus Cristi em grande estilo. Sob o comando do Pároco Sebastião e das lideranças da Paróquia Santa Helena, os fiéis fizeram um belíssimo trabalho artístico durante todo o dia, enfeitando as ruas do município por onde, á noite, passou a procissão anual de Corpus Cristi.

Durante todo o dia essas ruas foram interditadas para que fossem preparadas para a procissão, o que causou um certo "stress" em alguns motoristas mais incompreensíveis, que acostumados a transitar em seus veículos no cotidiano tiveram, no feriado, que esquecer a preguiça e dar suas voltas no feriado a pé, aproveitando, mesmo que contra a vontade, para fazer uma caminhada no feriado.

Incompreensívies, ainda bem que em minoria, pelo fato de que se as ruas podem ser impedidas para realização de outros tipos de evento, então, nada mais justo que ficassem impedidas também para manifestação da fé e cumprimento das tradições que fazem parte da cultura do povo. Afinal, Corpus Cristi é apenas um dia dos 365 que o ano possui.

Valeu a pena e muito, pois o Padre Sebastião, lideranças e fiéis estão de parabéns pelo lindo trabalho que foi realizado nas ruas do município que se não visto por alguns pelo lado da fé, deve com certeza ser visto por seu lado artístico como pode ser conferido em nossa seção de FOTOS, onde apresentamos a nossos internautas não só imagens da procissão como também das ruas enfeitadas.

Fotos: Sidney Luiz - 31 9929 5175
Veja todas as imagnes em nossa seção de FOTOS

terça-feira, 9 de junho de 2009

Motoclube Somos Impossíveis homenageia promotores do Moto Fest 2009

Fechando a programação de lazer do fim de semana em Caputira, o Motoclube Somos Impossíveis de Manhuaçu, realizadores do Moto Fest 2009, realizou uma série de homenagens à equipe de promoção do Auto Posto Amizade no último domingo.

Com uma super domingueira e ao som do grupo de pagode Samba Show de Manhuaçu, o evento contou com uma grande participação dos caputirenses durante toda a tarde no Auto Posto Amizade.
O Motoclube Somos Impossíveis confirmou, ao homenagear toda a equipe de promoção do evento, o que já havia sido demonstrado na realização do Moto Fest 2009; que se tratam de pessoas de extrema simpatia, humildade, coragem e empenho, fazendo por merecer e muito a representação de nosso município no cenário do motociclismo.

Fotos: Sidney Luiz
Veja mais na seção FOTOS do Caputira.com

E.E. Padre Alfredo Kobal e o 5º Arraiá do Brejo Alegre

Seguindo a tradição, a E.E. Estadual Padre Alfredo Kobal realizou o Arraiá do Brejo Alegre em sua 5ª edição, mas segundo informações de Dona Eva, antiga moradora da cidade, a referida festa junina acontece aproximadamente há 40 anos.

Além de sorteio de vários prêmios e a apresentação da quadrilha, o evento também contou com as barracas tradicionais de festa junina com quitutes e bincadeiras (caldos,cajiquinha, cajição,pescaria,pastel, etc.). Com participação e cordenação de todos os professores e dos 1300 alunos da escola, a festa junina, como em todos os anos, contou com um grande público e mais uma vez fez a sua parte no calendário de eventos municipais. O evento também contou com a colaboração dos locutores Marcus Martins e Júnior de Souza da Rádio Comunitária Alerta Fm.

A direção da escola Estadual mais uma vez está de parabéns pela organização e pelo empenho na realização do evento que oferece um momento agradabilíssimo de confraternização e lazer a comunidade caputirense.

Fotos: Sidney Luiz
Veja mais na seção de FOTOS do Caputira.com

União Caputirense vence e fica mais próximo do título da Copa Santa Helena

No último sábado, dia 06, a equipe do União Caputirense ficou mais perto de colocar as mãos na taça da 1ª Copa Santa Helena de Futebol Master.

A equipe do União (direita), que segundo o regulamento da competição, tinha a vantagem de jogar por resultados iguais por ter melhor campanha na competição, com um gol do atacante Tintin e outro contra, venceu a equipe do Vasco de São Caetano (abaixo) por 2 x 1, ampliando ainda mais sua vantagem. O gol do Vasco foi marcado por Robinho.

Com esse resultado, o União joga pelo empate e pode perder até por 1 gol de diferença para se sagrar campeão da Copa. O segundo jogo da final e entrega das premiações acontecem no próximo sábado, dia 13, no Estádio Municipal Gladinor Calixto, e promete muitas emoções.

A equipe Caputira.com estará presente e a cobertura completa será divulgada a partira da próxima segunda com as fotos da grande final e da entrega da premiação.

Fotos: Sidney Luiz
Veja mais na seção FOTOS do Caputira.com

terça-feira, 2 de junho de 2009

Guarda Mirim realiza gincana em São Caetano

O Projeto Jovem de Atitude - Guarda Mirim da APAC (Associação de Proteção aos Adolescentes de Caputira) realizou no dia 24 de maio a 2ª etapa de sua gincana anual onde houve apresentação da Fanfarra e desfile dos integrantes pelas ruas do povoado, jogos de futsal e a realização das provas da gincana.
Além da 1ª etapa já realizada no povoado de Pirapetinga no dia 15 de março, ainda será realizada mais uma etapa prevista para acontecer no dia 11 de outubro no centro de Caputira. Além da última etapa a Guarda Mirim ainda tem previsão de realizar sua Festa Junina no dia 28 de junho, uma Feijoada no dia 05 de julho e a primeira formatura de Cadetes e Sargentos Mirins ainda no mês de julho.

O Projeto Jovens de Atitude conta hoje com cerca de 20 apoiadores entre comerciantes, empresários e pessoas da comunidade, que contribuem mensalmente ou através de patrocínios para realização dos eventos.

Fotos:Romildo Fernandes
Veja mais na seção de eventos

segunda-feira, 1 de junho de 2009

I Moto Fest, um verdadeiro show

Depois do sucesso do I Rodeio Caputira realizado no mês de maio foi a vez das motocicletas serem atração. No último sábado e domingo Caputira recebeu uma energia um tanto quanto diferente com a realização do I Moto Fest, encontro de motocilistas do município. Com promoção e realização de uma parceria entre o Auto Posto Amizade e o Motoclube Somos Impossíveis de Manhuaçu, o evento contou também com patrocínio de grande parte do comércio local, com o apoio da Prefeitura Municipal e com a cobertura da imprensa local e regional.

Durante dois dias o evento teve o Rock n Roll com trilha sonora, abrilhantado pelos shos do cantor Renato Rio Blues de Niterói-RJ e de Ana Lígia de Caratinga. Cerca de 40 motoclubes e 150 motocicletas de várias marcas e modelos fizeram um desfile pelas ruas da cidade e estiveram presentes no evento representando o verdadeiro espírito do motoclista, de respeito a vida e alegria de viver.


Médicos, engenheiros, comerciantes, advogados, policiais, aposentados e profissionais dos mais variados segmentos colocaram suas vestes de couro e enfeites diversos e trouxeram paz e diversão aos caputirenses que mais uma vez, retribuiram com muito carinho e receptividade, mostrando porque Caputira está se tornando cada dia mais importante no calendário de eventos da região.


Fotos: Sidney Luiz/Bruno Zoqbi
Veja mais de 300 fotos na seção de eventos do Caputira.com